Montepulciano [Itália]

voltar a artigo de viagem à Itália

Montepulciano fica na Toscana, perto da famosa cidade de Siena. É uma bela representante das pequenas cidades da região. O site da cidade mostra a cidade encarapitada no alto do morro. A foto abaixo mostra o portão por onde entrei para passear nas ruas da cidade.

Montepulciano fica no caminho entre Roma e Siena, é boa opção de visita para quem viaja de carro entre as duas cidades. Utiliza-se a estrada principal A1 até a altura de Chiusi, onde se pega a estrada secundária que leva a Siena passando por Montepulciano e Montalcino. Veja o mapa:


Exibir mapa ampliado

Montepulciano se presta bem para minha prática turística preferida: andar por ruelas das cidades apreciando a arquitetura.

As fachadas desenham boas formas para o turista curtir.

A fama maior da cidade vem do vinho da região. É fundamental que o visitante inclua prová-lo em sua programação. A igreja de San Biagio compõe bem a vista da planície que circunda a cidade.

Na partida, uma certeza, foi uma visita gratificante.

6 ideias sobre “Montepulciano [Itália]”

  1. Pretendo estar lá em 22/05/2012. Minha dívida é: é fácil encontrar para o carro?

    Respondendo: É fácil arrumar lugar para estacionar o carro. Você não pode entrar no centro das cidades históricas, mas a disponibilidade de estacionamento permite estacionar o carro e visitar a cidade.

  2. Ola vc poderia me dar uma ideia de quanto tempo se leva pra conhecer montepulciano. estarei saindo d Roma e indo em direcao a San Gimignano e pretendo fazer Montepulciano e Siena nessa rota antes de chegar no hotel. Muito obrigada! priscila Respondendo: Montepulciano é pequena e dá para dar uma “passada” na cidade. Siena é outro departamento. Tem muito o que apreciar. Justifica dormir uma noite na cidade antes de seguir para San Gimignano. Boa viagem!

  3. Montepulciano e vinho. Li, em algum lugar, que o melhor vinho Montepulciano é o produzido em Abruzzo e que a cidade de Montepulciano não tem grande tradição na produção desse vinho. Isso é verdade? Em qualquer hipótese, pensando em vinho, vale à pena ir a Montepulciano? Respondendo: Não sou um especialista em vinhos. fico mais entre aqueles que curtem o prazer da viagem. Montepulciano é linda. O vinho chega para completar o ritual de conhecer novos lugares. Em tempo: gostei do vinho. Acho que a beleza da vista ajudou…

  4. Boa tarde! Sera q vc poderia me dar uma luz… rsrsrs dia 15 setembro estarei indo para a toscana, e estou pensando em fazer montepulciano, montalcino e siena no mesmo dia vc acha que daria?? Estarei num hotel em san gimignano …. muito obrigada! Abracos

    Respondendo: Oi Priscila. Se fizer as três cidades vai ser uma correria danada. Como visitar estas cidades sem sentar com calma para um café ou, melhor, um vinho. Sugiro um dia para Siena. Montepulciano e Montalcino podem ser feitos em um dia, em ritmo acelerado. A escolha de ficar em San Gimignano foi boa. A cidade é um espetáculo para caminhar sem rumo. Esta também merece um dia para curtir. Boa viagem.

  5. Olá, pretendo ir a Toscana em junho deste ano. Tenho algumas perguntas… A primeira é quanto tempo devo reservar para Florença, Siena e Pisa? Segundo, como faço para visitar os vinhedos e campos de girassóis que vi na internet?

    Respondendo: Oi Leonardo. Consideremos que estamos falando do mínimo de tempo. Florença é espetacular. O mínimo número de dias, forçando a barra, são dois. Sugiro três. Siena é pequena, mas merece uma noite dormida por ali. Dá para passar o dia e seguir viagem, mas seria uma correria só e um desrespeito com uma das mais graciosas cidades do mundo. Fique dois dias. Pisa tem a torre. Fui lá. Vi a torre. Visto. Segui viagem. Ficam minhas sugestões. Boa viagem.

  6. Boa noite. Estaremos fazendo este roteiro em fevereiro/2015. Já conhecemos Roma, Siena, Pizza e Veneza, mas queremos retornar para passar mais tempo e conhecer melhor Siena e Roma e principalmente a região da Toscana que ainda não conhecemos.
    É um bom período do ano? Quantos dias sugeriria para passarmos na Toscana. Gostaria de saber se é tranquilo o trajeto de carro, mesmo não falando a lingua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.