Nova York [planejar a viagem]


planejar | chegar e partir | deslocar-se | dormir | comer | comprar

Veja alguns guias e sites com informações para a viagem.

Guias >>

Em tempos de comunicação exacerbada, encontrei um site simpático no iPhone, é o GuidePAL para NYC. Você baixa da App do Apple. Ele apresenta uma distribuição arrumada por pontos turísticos, onde comprar, onde comer etc. Os dados de restaurantes são limitados, mas tem coisa boa. Os mapas oferecidos pelo aplicativo são bons. Uma vantagem do sistema funcionar iPhone é que a aplicação conta com indicações baseadas em sua localização. É um sinal dos tempos tecnológicos: você pode pedir para o site indicar restaurantes ou lojas num raio de 1 km de onde você está.

Qual o material clássico (digo: guia em papel) de consulta para preparar a viagem e usar durante os passeios? Encontrei um guia que me agradou muito: “Rough Guide Directions: O Melhor de Nova York“, publicado pela Editora da Folha. O guia tem uma estrutura de informação excelente que o diferencia de outros produtos. Apresenta o resumo dos destaques na cidade em cada tema: restaurantes, museus, vistas da cidade, … gays e lésbicas e vai por aí, selecionando os melhores de NY. Depois, com informações cruzadas, o guia detalha área por distrito da cidade, apontando lojas, cafés, restaurantes, galerias, o que tiver de interesse na regiao. O mapa que mostram de cada distrito atende bem. As capas sao usadas para apresentar os mapas básicos dos distritos de Manhattan e do metrô. O guia não é muito grande e seu formato “comprido” facilita guardar em bolsos maiores, como os dos casacos. Adquiri também o The Mini Rough Guide to New York City 3 (Rough Guide Mini Guides), que tem a vantagem de ser um pouco menor. Mas a estrutura de dados que tanto me fascinou, foi perdida nessa edição menor. As letras também são menores. Os mapas ficam concentrados no final do guia. Prefiro o modelo maior.

National Geographic Traveler: New York: que traz mais informações sobre a cidade, relacionando-a com os pontos turísticos. O guia utiliza o formato clássico de sugerir caminhadas passando pelos lugares turísticos de interesse. Funciona bem para os passeios pelas ruas do centro (por exemplo MidTown) onde há muitos prédios que valem ser comentados e é fácil passarmos sem notá-los.

Sites >>

Na internet encontramos o site Nova York para Mãos-de-Vaca. O casal Henry e Denise oferecem dicas de como abordar a Big Apple. De um blog voltado para fornecer recomendações para quem que visitar NY sem gastar muito, o site virou uma compilação de informações gerais para quem viaja. Vale conferir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *