roteiro: Central Park Oeste

voltar ao índice Nova York

O passeio pelo lado Leste do parque foi visto em outro artigo. Vejamos o lado Oeste, região famosa pelo charme das residências de famosos e ricos e aqueles que combinam as duas coisas.


Visualizar Central Park Oeste em um mapa maior

Uma possibilidade é começar no Columbus Circle, onde se destaca interessante shopping center com lojas famosas. Vale uma passada, em particular, para os consumidores profissionais.

A partir dessa praça com obelisco, há várias opções. Pode-se entrar no parque, ou seguir pela Central Park West, apreciando o parque do lado direito e observando os edifícios de luxo que há por ali. Optamos por terceira solução: seguimos pela Broadway andando até o Lincoln Center. Bonito prédio que abriga a Ópera da Cidade de Nova York. Eu soube que Woody Allen faz jeito de descolado, mas paga cerca de US$200 mil por ano para garantir lugar neste teatro. Não é chique?

Depois do Lincoln Center, seguindo pela Broadway, na altura da 67th, chegamos à loja mais bonita da Apple. Bom lugar para literalmente pagarmos nossos tributos ao legado de Steve Jobs. Em frente, fica o prédio do Imax, aquele cinema de tela grande para ver filmes com sensação de participar da paisagem. Depois, numa estirada, há um passeio que se torna clássico a cada dia, que é ir até a 80th (já tem gente cansada aí) visitar a delicatessen Zabar. A loja dá fome. Recomendo comprar um bom queijo e fazer sanduíches.

Bem, façamos o retorno. Descendo a 80th na direção do Central Park, vamos bater nos fundos do Museu de História Natural. Quem viu o filme “Uma Noite no Museu” e gostou não pode perder a visita. Quem não viu deve visitar também. O museu é gigantesco. Selecione o tipo de assunto que lhe interessa e gaste mais tempo nele. Saindo do museu, dobre à direita na 77th. Você pode achar que está rodando em círculos. Realmente está. Mas é apenas a quadra do museu. Esta sugestão é para quem quer experimentar um bom sorvete. Na esquina com Columbus Avenue há a loja de sorvetes Shake Shack. As filas na porta são o indicador de a casa é de qualidade. Para quem gosta de um restaurante, na diagonal da rua, há o Isabella´s. Bom lugar. Enche para o povo comer saladas junto à calçada. De noite, é lugar com charme. Necessário reservar. Depois do sorvete, retornamos pela 77th até a Central Park Avenue para continuarmos o caminho de volta ao Lincoln Center. O roteiro não necessariamente precisa ser circular, mas desenhamos assim. Na esquina de Central Park com 72th está o Edifício Dakota, prédio em estilo gótico que nosso pendão por turismo mórbido exige ver onde morava John Lennon.

Fotos, olhares cúmplices trocados com os outros turistas, e podemos entrar no Central Park para completar o passeio por dentro do parque, seguindo pela West Drive. Passamos pelo grande gramado tantas vezes filmado com o povo tomando sol no verão de NY. Uma saída para direita e estamos novamente no Columbus Circle, fim de nosso roteiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *