Los Angeles [EUA] Big Bear Lake, Esquiar na Califórnia

Esquiar na Califórnia ou Nevada é boa opção para o esporte de inverno. Citamos os dois estados americanos juntos porque há grande número de estações na fronteira dos dois estados, em particular, no entorno de Lake Tahoe.

Para procurar uma estação de esqui na Califórnia, o site mountainvertical.com oferece uma boa lista. Eu pesquisei, com ajuda do Google Maps, a localização das estações da região. Se você quer ir numa estação de verdade na Califórnia, opte pelas localizadas junto a Lake Tahoe ou a grande Mammoth Lakes. O problema é que estas estações são distantes. Estão a mais de 5 horas de carro a partir de Los Angeles ou São Francisco. Para ver a neve perto de LA temos algumas poucas opções. A mais perto é a pequena Big Bear, a 2h30min de Los Angeles. Assim, podemos estar curtindo o sol agradável que aparece no inverno da Califórnia e decidir ir “ali” numa estação escorregar na neve.

O passeio já vale. Fui em dezembro e havia nevado na véspera. A cidade estava bonita. A estação de esqui estava muito cheia. O povo aproveitava o período de férias de fim de ano. Os recursos para aluguel de esqui não são tão fartos e fáceis como em Mammoth Lakes. Pareceu mais um lugar onde o povo de Los Angeles mata a sede de esportes de inverno. Um dia de céu azul, depois de nevar no dia anterior, as máquinas de neve reforçando a qualidade da neve, temperatura acima de 10 graus, resumindo: um espetáculo!

Tem duas estações, Big Bear é mais apreciada pelo pessoal do snowboard. O outro conjunto de pistas é o Snow Summit que é mais apreciada pelo pessoal dos bons e velhos esquis. No dia em que fui lá, no fim de dezembro, estava lotada. Havia nevado na véspera. As máquinas de neve trabalhavam o tempo todo. Céu azul. Tava bom.

O Lago Big Bear ajuda a compor a beleza típica de estação de esqui.

O caminho natural para quem vem de LA é pela Highway 330. Ver mapa no Google Maps. Entretanto, a Highway 38 (veja no mapa), passando por Redlands é mais bonita, apesar de um pouco mais longa. A Highway 18 passando por Apple Valley e Lucerne Valley tem menos trecho de montanha e menos tráfego.

São recomendações para direção na neve que devemos atentar em nossos passeios:
– Você pode ser chamado a apresentar aos guardas rodoviários as correntes, que devemos levar no carro na temporada de inverno. Eu comprei as correntes por 50 dólares em outra viagem, não precisei usá-las, trouxe pro Brasil e estou levando-as na mala nas viagens pro esqui. O pessoal de nossa alfândega deve ficar intrigado com esta “muamba” que trago do exterior.
– Outra curiosidade: há uma lei que diz que devemos ir para uma área de acostamento e dar passagem quando estivermos andando abaixo da velocidade permitida e houver cinco ou mais carros atrás de nós. Eu me pergunto se uma lei como essa ia “pegar” aqui no Brasil?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *