Gordes

gordes

Gordes é uma das mais belas vilas da Provence. Segue o modelo de se situar numa montanha, com vista privilegiada para a planície em frente. A combinação de suas construções forma conjunto harmonioso que corresponde às cidades de nossos sonhos. Podemos dizer que ela está entre os grandes “retratos” de cidades. O uso da pedra nas construções de Gordes dá um tom árido à cidade quando vista de perto. Mas a pequena vila tem belas ruelas e cafés para serem explorados. É visita inevitável para quem passa pela Provence. A foto abaixo é aquela “clássica”, que tiramos quando chegamos a entrada da cidade. Até o filme “Um Ano Bom”, passado na Provence, utilizou esta imagem.

gordes

Desculpem a insistência, mas quando olhava a vista da cidade, uma tempestade surgiu de repente, com nuvens espessas, que permitiram boas fotos antes da chuva chegar.

gordes

Se você estiver de carro e não estiver na alta estação, o estacionamento na praça principal permite deixar o carro e bater pé na cidade confortavelmente. Na alta estação a coisa fica mais complicada.

Dá pra visitá-la em metade de um dia, se você estiver viajando em ritmo acelerado. Vale a pena andar pela cidade e visitar a Abadia de Sénanque, que fica “>a 5km da cidade. A abadia foi fundada em 1148, suas instalações sofreram várias ampliações ao longo dos séculos, mas o prédio original foi preservado. A abadia e sua plantação vizinha de lavanda é cenário interessante para pensarmos no que se fazia por ali um milênio atrás. A entrada é paga e há visitas guiadas.

gordes

gordes

2 ideias sobre “Gordes”

  1. Conhecí Provence e adorei, gostaria de ver outras vilas ao redor. Parabéns por seu trabalho. Naveguei com gosto na Internet.

  2. Olá, se puder, tire uma dúvida para mim: Gordes e Rossillon são acessíveis a partir de Avignon de carro alugado (com motorista)? Não dirigimos, e gostaríamos muito de ir a esses lugares, igualmente a Arles e Baux de Provence. Estou um pouco sem noção de distância, portanto qualquer esclarecimento será muito válido! A viagem é em abril. Obrigada! Respondendo: as distâncias são pequenas nessa região de cidades. A dúvida pode ser sanada com o GoogleMaps, onde você pode saber distância, itinerário, tempo de viagem etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.