Lourmarin e Cucuron

lourmarin

Lourmarin e Cucuron estão distantes 8 km (ver mapa). Ficam ao pé da montanha do Luberon, no norte da Provence.

Pode-se chegar às cidades da Provence pelo aeroporto de Marseille, de onde é fácil atingir as cidades interessantes da região. Também podemos vir de Paris, que é o caminho mais comum para os brasileiros que visitam a França. Descer de carro passando por Lyon é uma recomendação nossa. Lyon merece uma visita.

As duas cidades – Lourmarin e Cucuron – competem pelo título de mais charmosas da região. Seus cafés e lojas para serem exploradas a pé são distração perfeita para o turista. Em janeiro, praticamente tudo fica fechado e não há como desfrutar dos cafés, galerias de arte e butiques de artesanato. C’est dommage. A foto abaixo é clássica. Aparece o belo perfil das casas de Lourmarin e mostra o Luberon ao fundo.

lourmarin

A outra cidade, Cucuron, menorzinha, também é uma graça. A Praça Etang (veja foto abaixo) ficou famosa por ser o ponto de encontro do casal romântico (Russel Crowe e Marion Cotillard) no filme Um Bom Ano (A Good Year), que, por sinal, teve o roteiro desenvolvido a partir do livro Um Ano na Provence, de Peter Mayle. A cena do filme mostra o café com cinema ao ar livre passando filmes em preto e branco ao fundo. Lembram?

cucuron

Le Luberon é espetáculo a parte na região. Seu pico atinge a altitude de 1.125 metros. Fizemos uma marcha de 13 km pela montanha, junto com um grupo da Associação de Caminhadores (ou um nome parecido). Foi programa inesquecível. Passamos por plantações de uvas e lavanda, enquanto apreciávamos as belas casas da região. A caminhada percorrendo pequenas estradas, caminhos na mata, leitos secos de rios, todo tipo de terreno, é bom exercício físico e relaxa o espírito.

luberon

A vista abaixo mostra o momento em que passamos de um lado para outro da montanha e iniciamos a descida. A Provence aparece lá embaixo e, ao fundo, o Mediterrâneo. Infelizmente, o parque do Luberon não permite este passeio no Verão para evitar o risco de incêndios.

luberon

Uma ideia sobre “Lourmarin e Cucuron”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.