Moustiers-Sainte-Marie

moustiers

O lado leste da Provence merece a visita. A região do Parque Natural du Verdun é cheia de atrativos para quem gosta de paisagens arrebatadoras. A cidade perfeita para se tomar hotel é a pequena Moustiers-Sainte-Marie. É uma das mais bonitas cidades da França. Moustiers é uma pequena vila sob escarpa de pedra que cria um cenário todo especial. Na região há dois passeios inevitáveis: La Palud-sur-Verdon e o Lago de Sainte-Croix. Visitei tudo em dois dias. Merecia mais. Aliás, quando os lugares são bonitos, sempre merecem mais.

moustiers

Na vila de Moustiers, lá no alto, construíram no século XII a capela Notre Dame de Beauvoir, típica prova da força da igreja sobre a sensatez. Uma escadaria de pedra permite subir cerca de 180m da vila até a capela. A vista lá de cima é sensacional. Não vi. Só fui até o meio e deu preguiça de continuar. Não foi cansaço, foi preguiça de turista mesmo.

Bater perna na cidade é o top da programação. O grande número de lojas de artesanato agradam os visitantes. Em particular, a cerâmica tipica da Provence que é vendida em muitas lojas.  O preço varia de pequenos vasos de 20 euros a peças mais sofisticadas batendo e passando dos 200 euros.

moustiers

moustiers

Gordes de Verdun

Usamos uma manhã para visitar Gordes de Verdun. São os desfiladeiros mais altos da Europa (900m). Depois de chegar a pequena La Palud-sur-Verdun, há um caminhos para se apreciar o desfiladeiro. O menor circuito de carro para visitá-los dura cerca de uma hora, variando conforme o tempo de parada nos mirantes. Fiz esse. Há um maior que demora bem mais. Se houver tempo, vale fazer os dois. A gente vê lá embaixo, um estreito riacho de água verde claro, que dá a dimensão do despenhadeiro. Em alguns locais, a falta de mureta para escorar uma eventual saída de pista dá um tom de aventura ao passeio. Se o carro sair para o acostamento inexistente, a próxima parada será 900m mais abaixo.

Encontramos vários carros estacionados nos mirantes. São das pessoas que se aventuram em caminhadas pelo desfiladeiro. Uma placa chama atenção. Ela avisa para não andar pelo fundo do despenhadeiro pois há uma represa mais acima do rio que abre suas comportas de vez em quando. Se você estiver no caminho das águas liberadas…

Lago de Sainte-Croix

moustiers

Passeio civilizado para ser feito devagar, parando nas cidades em volta do lago para tomar um espresso. A vila Saint-Croix é a mais bonita. Encravada na encosta junto ao lago, possui praia que deve bombar na alta estação. A cidade pode ser opção de pouso para quem estiver fazendo viagem em ritmo lento.

Hotel Le Colombier

Boa escolha em Moustier. Hotel com ótima relação custo-benefício. Atendimento extremamente gentil. Bem localizado, a cinco minutos da entrada da cidade. Melhor que isso, só ficando dentro da cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *