Rui Vaz [Cabo Verde]

voltar ao índice Cabo Verde

A região das montanhas da Ilha de Santiago oferece boas opções de passeios. A subida até a vila de Rui Vaz é uma maneira de tomar contato com a montanha e apreciar vistas magníficas da ilha e do oceano lá embaixo. A partir de Praia, deve-se sair pela variante, quando chegar a rotunda, tomar a direção da cidade de Assomada. Ao passar por São Domingos, uma entrada em 90 graus à esquerda, entre duas casas, nos leva à estrada de paralelepípedo que sobe até Rui Vaz. A subida impressiona. A gente vê São Domingos lá embaixo. Surgem montanhas e mar ao fundo.

Rui Vaz

Ao atingir o alto, passa-se junto às antenas de comunicação e encontramos um vale interno e plano. Em função da altitude, o verde fica mais forte e o ar se torna fresco. A vegetação muda. Aparecem alguns eucaliptos. Ao chegar ao pequeno vilarejo de Rui Vaz, o Pico da Chota domina uma vista panorâmica, com as cadeias de montanhas se espalhando ao fundo.

Rui Vaz

É comum moradores de Praia terem casa na serrra, em Rui Vaz. A pousada Quinta da Montanha chamou atenção. Lugar bem cuidado, tem vista deslumbrante. Oferece um bufê que é programa típico para as famílias que moram em Praia. A pousada é aconselhada para um fim de semana de descanso intercalado com caminhadas, que podem ser feitas por perto ou chegando até o Pico da Antonia, ponto mais alto da ilha.

Rui Vaz

Decidimos seguir em frente para descer a montanha pelo lado oeste da ilha. A partir daí, o caminho piora um pouco, exigindo, em alguns momentos, que se reduza a velocidade para contornar declives e pedras na estrada de terra. Então, aparece um desfiladeiro que parece ser o começo daquele que vai desembocar lá embaixo, na cidade de Cidade Velha. Conforme descemos, o clima volta a ficar seco. O fundo do desfiladeiro espera pela água das chuvas que chegarão no segundo semestre do ano.

Rui Vaz

A descida mostra terreno cada vez mais seco. Houve grande esforço de reflorestamento na área, que exibe plantações da acácia americana, árvore que têm alta resistência à seca. Mas, em alguns pontos, o deserto vence e a paisagem é estéril.

Rui Vaz

Erramos o caminho que nos levaria a Cidade Velha. Chegamos a Trindade e pegamos a boa estrada que leva de volta a Praia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *