Bariloche, Argentina

introdução | planejar | clima | chegar e partir | vestir | comer | dormir | deslocar-se | roteiro 6 dias | esquiar | comprar

Bariloche é uma pequena cidade na Patagônia Argentina que oferece belíssimas paisagens e a oportunidade dos brasileiros tomarem contato com a neve e os esportes de inverno, particularmente, o esqui e snowboard. A cidade tem boa estrutura de hotéis e restaurantes. A viagem típica à região tem a duração de sete dias.

A região próxima a Bariloche (num raio de 200km) oferece boas oportunidades de passeios que serão comentados nos artigos. Para dar o gostinho, veja exemplos de outros passeios para fazer na região a partir de Bariloche:

San Martin de Los Andes e os Sete Lagos | Vila de La Angostura, Lagos Espejo e Correntoso, San Martin de Los Andes | Junín de Los Andes, Vulcão Lanin, Lagos Huechulafquen e Paimún | Hua Hum, Lago Lácar, Lago Nonthué | San Martin de Los Andes, Lago e Villa Traful

51 thoughts on “Bariloche, Argentina”

  1. NAO DEIXE DE CONHECER SAN MARTIN DE LOS ANDES, LA HA UMA ESTACAO DE SKI CHAPELCO QUE E MARAVILHOSA, UMA CIDADEZINHA PERFEITA PARA SE CURTIR.

  2. Olá, estou indo pela 1º vez a bariloche pela CVC dia 07/08/10 onde vou ficar no Hotel Vila Sofia e gostaria de saber se alguém pode comentar sobre o hotel, os restaurantes medianos referente a valores e se realmente somos super faturados quando estamos com as roupas de neve da CVC, será que vale a pena deixa-las de lado e alugar roupas por lá? Sem abusos sabe qual o gasto médio por pessoa em real?
    Desde já agradeço e torcendo para nevar muito!!!!!!!!!!!!!!!
    abraços.

    Respondendo: Os sites de clima registram que neva hoje em Bariloche!

  3. Olá Luciano!
    Bariloche é realmente encantadora e linda. Estive lá ano passado por 8 dias e amei tudo que vi por lá.
    Dicas:
    * Alugue uma roupa por lá (no centro de Bariloche tem várias lojas), não é caro, pq vc esta indo na baixa temporada. Andar vestido de abada da CVC ninguém merece.
    * Tem vários restaurante, olhe os preços na porta, pq tem alguns bem caros. Eu e minha família optamos por fazer um lanche nos cerros e jantar a noite. O café da manhã lá é farto e bem tarde, pq só amanhece as 9 da manhã…risos….vc pode se alimentar sem culpa.

    * Vale apena alugar um carro e percorrer todos os cerros que tem neve, a Vila Angusturia é maravilhosa, fica aos pés do Cerro Bayo. Pra mim é o cerro mais perfeito de todos. Lá vc faz skibinda direto…risos…é enorme!!!

    * O comércio local deve estar todo em liquidação, então caia na farra do peso argentina que mui barato.

    * Ah, os bifes Argentinos são perfeito (se vc gosta de carne neh?!), chocolates e sopas tb. O cardápio de lá não eh muito farto como o nosso, mas tem muiiiiiiiiiiiiiiiita carne…risos…Ah, não coma o Founde de lá…risos…eh cozido, horrivel!!!

    Boa viagem e aproveite bastante!!!
    Obs.: San Martin de Los Andes é Fantástico, nossa!!! vale apenas mesmo conhecer!!

  4. San Carlos de Bariloche é linda demais.
    Estive lá este ano entre 17 e 27 de julho. Nevou bastante e os Cerros estão lotados.
    O pessoal brinca que o nome da cidade é Brasiloche. Já imagina pq.
    Não fomos por agência então não sei dizer sobre o super faturamento se vc está com roupa da CVC.
    Mesmo assim quero deixar uma dica. Leve muito dinheiro , vc vai precisar.
    Eles estavam praticando 1 real= 2 pesos 1 dolar =4 pesos
    Tem dia que às 9 h da manhã parece noite. Não tenha pressa de sair da cama. Porém preste atenção se estiver indo com excursão.
    Os guias não ficam esperando e vão embora. Vi esta cena muitas vezes. As pessoas chegavam e os ônibus já tinham ido embora, é melhor alugar um carro pois é muito fácil se moivimentr por lá.
    Se alguém quiser mais detalhes pode me contactar por e-mail. rute.silva@apl.org.br
    Não deixe der ir vale muito a pena.

  5. Essa será minha 2x a bariloche… Estou indo dia 08/10 a 15/10… Eu minha esposa mais duas crianças 5a e 2anos… O que fazer lá? Tem neve para ver? Eu fui a mais de 10 anos quando era mochileiro… Agora com família e outra história… Estou levando tbem as duas avos… E melhor alugar um carro? Ou contratar passeios? Se e’ que nessa época tem… Outra coisa, qual o melhor passeio a cavalo? Valeu…

    Respondendo: Temos uma conversa extensa no artigo sobre o clima em Bariloche. Dê uma olhada também nos artigos sobre transportes. Passeio a cavalo? Deve ter, mas não tenho informação. Manda uma dica pra gente quando voltar. Abraço.

  6. Prezado Miro,

    Sempre recomendo o aluguel de carros. Com crianças e avós eu recomendaria com certeza. Entretanto, veja que, para a chegada e a partida (Aeroporto x Cidade x Aeroporto), o carro poderá ter que ser grande, pela quantidade de malas.

    Vi no site de previsão do tempo (http://espanol.weather.com/weather/10day-San-Carlos-de-Bariloche-ARRN0081) que seus dias lá devem ser ensolarados. Já que você estará de carro, deixe para marcar os passeios lá, ao sabor da vontade de acordar ou de dormir mais um pouco.

    Pelo que entendi, deve haver neve, mas muito pisada e no alto dos morros. Para as crianças, tente o Piedras Blancas, que deve estar aberto em finais de semana (http://www.piedrasblancasbariloche.com/importante.html). Veja também o Cerro Catedral (http://www.catedralaltapatagonia.com/invierno/partediario.php), para ver se há meios de elevação (teleféricos) funcionando.

    Para os passeios típicos de Primavera, que não sei se já estão valendo, veja reportagens em http://feriasviagens.wordpress.com/category/ferias-e-viagens/argentina-ferias/bariloche-argentina-ferias-ferias/. Falam alguma coisa de cavalgadas pelos bosques e tirolesas entre as árvores de La Angostura.

    Abs, e Boa Viagem.

  7. Olá,
    Pretendo viajar para Bariloche em 13 de junho de 2011 e gostaria de saber se nesta data já tem neve lá. Gostaria também de indicações de bons hotéis, restaurantes e lugares para compras.

    Responder: Veja as informações desejadas em nossos artigos sobre Bariloche.

  8. Quanto sai uma hospedagem mais barata para 2 em Bariloche no mes de julho.

    Respondendo: hoteis variam muito. Faça uma consulta no decolar.com ou expedia.com, fazendo uma pesquisa para a data que deseja viajar. É uma boa base para ver os preços de hotéis interessantes.

  9. gostaria de ir a bariloche o dia 20/04/2011, sera se ja tem neve?

    Respondendo: Oi Leilane. Abril é cedo. Só começa a nevar em maio. Boa viagem.

  10. Olá! Eu e meu marido estamos indo à Bariloche no início de Abril de 11. Sei que ainda não está na época de neve. Porém, gostaria de saber se existe neve permanente em alguma montanha que nós possamos visitar.
    Desde já agradeço!

    Respondendo: OI Lilian. A neve permanente fica em lugares bem altos. Perto de Bariloche, vocÊ poderá ver os picos nevados. Mas as montanhas onde o povo esquia e tem acesso para os turistas não terá neve nesta época. A não ser que você seja premiada com a chegada de uma neve muito precoce…

  11. Olá!!! Estou indo pra Bariloche pela primeira vez no dia 09 de setembro de 2011. Sei que nao estará nevando, mais quero saber se ainda terá neve nas montanhas em locais mais baixos. E gostaria ainda de saber se estará muito frio, pra poder organizar as roupas que devo por na mala.
    Adorei as dicas que vcs dão aqui no site.
    Um abraço, espero uma resposta… por favor me da a dica.

    Respondendo: Se você for muito boa de sorte pode pegar uma neve. Mas não se preocupe, vai ter neve no alto da montanha para ir ver e tocar. Veja nosso artigo sobre roupas. Boa viagem.

  12. Valeu por me responder tão rápido!!
    Já fiquei felizinha em saber que poderei pegar na neve rs.
    Estou lendo o artigo sobre roupas.
    Me comprometo a fazer comentarios aqui, qdo eu voltar de lá.
    Abraços e muito obrigada!!

    Respondendo: Muito bom. Não esqueça de comentar na volta.

  13. ola, lindo o teu blog. muito util.. vou com minha familia a bariloche entre os dias 1 8 de setembro. nos cerros pode se subir a qqer cota ou é como em ushuaia no cerro castor onde quem nao esquia so sobe ate a cota 470? vou com a esposa e dois filhos de 10 e 15 anos. alguma dica legal para as crianças nao esquecerem da viagem? agradeço desde ja,, pode me enviar email..?

    Respondendo: Oi Justino. Você pode subir até bem no alto usando as cadeiras e bondinhos, mesmo que não vá esquiar. Fique tranquilo, poderás ir lá em cima. A dica que sempre deixo para os menores é colocá-los em aula de esqui ou snowboard. Com professores, os jovens aprendem rápido e de maneira segura. Não precisamos nos machucar para ter emoção no esqui. Este aprendizado serve para a vida toda. Apesar de sermos oriundos dos trópicos, saber esquiar vale para toda a vida. Boa viagem.

  14. Olá !Estarei em Bariloche no período de 09/06 a 13/6 .Gostaria de saber se já existe neve nessa época. Cerro Catedral e Otto já estão abertos nesse período?
    Agradecida.

  15. Olá. Irei a Bariloche em 17 de junho e ficarei 4 dias, indo em seguida para B. Aires por mais 4 dias.
    Gostaria de saber o que devo fazer em relação a dinheiro. Trocar reais por dólares e trocar os dolares por pesos em Bariloche ? Ou levar reais e trocar por pesos em Bariloche ?
    Alguma dica em relação a compras em B. Aires ?
    Obrigado.

  16. Olá! Vou para Bariloche em julho e gostaria de saber que roupa devo levar no avião comigo para chegar lá e não pegar aquela friaca até o hotel?

    Respondendo: Oi Ialle. Também não é assim. Um casaco dá para sair do prédio do aeroporto e entrar no táxi e deste para a porta do hotel. Sem problemas. Vá em frente!

  17. Fiquei sabendo que por uma revista que Bariloche fica perto do Chile,vale a pena conhecer a fronteira desse pais ?Pois ficarei sete dias na cidade de 09/06 ate 16/06

    Respondendo: O passeio a Hua Hum leva até a fronteira com o Chile. Entretanto, a fronteira é um critério político, visitá-la é apenas uma curiosidade. Veja os outros passeios possíveis de serem praticados no período que ficará na região. Boa viagem.

  18. OLÁ..
    Estou com viagem marcada para Bariloche do dia 03 à 09 de Julho.
    Gostaria de saber, com base nas informações que sabe, qual a probabilidade de neve nesta época.
    De qualquer forma mesmo não havendo neve em grande quantidade, há lugares com neve eterna?
    Abraço e obrigada desde já!

  19. Olá, curti bastante o seu blog. Sinceramente, gostaria de te perguntar qual a probabilidade de vermos neve no final de junho deste ano. Eu e minha namorada estamos indo dia 21 e voltamos dia 27.
    Gostaria de saber quais locais para jantarmos vopce recomendaria. Ou algumas festas. Muito obrigado.

  20. Olá a todos!
    Estou com as passagens minha e do meu marido compradas para o dia 19/06/11 pra Bariloche. Estamos muito receosos devido as condições climáticas por causa da erupção do vulcão Peyehue no Chile, e ainda por cima não poder fazer os passeios….. Alguém tem alguma informação atualizada de lá?!!! Será que até dia 20/06 as cinzas já se dispersaram?!!! Acho que essa só Deus sabe…..rsrsrsr.
    Estamos pensando em remarcar a viajem, mas são tantas taxas que acho que não vale a pena…….sniffff…..
    Boa sorte pra todos, e que Deus nos proteja 🙂

  21. Gente,

    Alguem tem noticias de como esta Bariloche?Eu e meu noivo estamos com viagem marcada pra la dia 19/06.Estamos muito receosos devido as condições climáticas por causa da erupção do vulcão Peyehue no Chile, e ainda por cima não poder fazer os passeios…..
    Quem puder me passar alguma informação..
    Muito Obrigadaaaa

  22. Gente, eu tb estou de viagem marcada para bariloche para 19/06. Vou de lua de mel… alguém tem alguma notícia… serpa que a estação de esqui vai estar aberta? Qq notícia por favor divulguem aki. Grata

  23. Boa tarde, tbm estou com viagem marcada, para Bariliche dia 27/06, estou com medo, devido a erupção.. alguem tem alguma noticia de como esta a cidade?
    os aeroportos estão abertos? ainda cai cinzas na cidade? aguardo

  24. Gente, a matéria do Fantástico foi feita logo após a erupção do vulcão. De fato foi tudo aquilo que vimos no ar. No entanto, as coisas foram melhorando gradualmente e a cidade já estava quase livre das cinzas quando… Ontem ou anteontem (não tenho certeza) voltou a cair cinzas mas não aquela espécie de areia grossa como da primeira vez, foi algo mais parecido com um talco. A cidade voltou a ficar ‘poeirenta’, com ar pesado, até um tanto difícil de respirar. Tudo que estou dizendo foi lido na comunidade Bariloche, do Orkut. Entre os membros, tem duas brasileiras que trabalham com turismo e moram em Bariloche. Ontem, uma delas fez um vídeo, gravado no Centro Cívico, para nos mostrar a real situação da cidade. Muitas pessoas depois que viram esse vídeo e tinham viagens marcadas para essa semana decidiram parar de esperar e jogar um pouco mais pra frente. Eu não estou dizendo pra ninguém adiar, vejam bem, mas embora eles estejam fazendo o possível para manter a cidade em condições e não perder a temporada de inverno, sem a situação do vulcão se normalizar, não dá pra prever quando os aeroportos da região estarão em condições de reabrir. Tem tido algumas nevascas nos cerros e a previsão para abertura oficial do Cerro Catedral ainda é dia 17/06. Ouvi dizer que pretendem reabrir (se tudo der certo) o aeroporto no dia 21/06. Mas sinceramente? Até eu, que tenho viagem marcada para Agosto, estou preocupada…

  25. Olá, estou em dúvida se devemos ir em inicio de agosto ou inicio de setembro para Bariloche.Dúvida numero 01 haverá neve nestas duas datas?Dúvida numero 2 devido agosto ainda ser lata temporada, não seria mais tranquilo ir em setembro para evitar tantas filas e preços altos?

    Respondendo: É melhor ir no início de agosto pois as chances de boa neve são maiores. Setembro já começa a ser fora da temporada de inverno. Em agosto diminui o movimento com o final das férias de julho. O pique da cidade é agradável nessa época. Não acho que haja ganho em deixar para ir em setembro. A questão relevante este ano é o humor do vulcão chileno…

  26. Obrigada por sua breve resposta.
    Eu só estava aguardando seu retorno para tomar a decisão e marcar as passagens.
    Sendo assim, iremos inicio de agosto.
    Referente ao vulcão as cias aéreas remarcam as passagens né?
    Este site é maravilhoso me ajudou muito desde que resolvemos ir para Bariloche.
    Continue assim!

  27. Pessoal

    Estou com viagem marcada para Bariloche no final de julho.
    Estou com medo por causa do vulcão. Tenho tentato conferir noticias no jormal mas nada. Alguém tem noticias? Será possivel conhecer e curtir bariloche depois deste ocorrido? Alguem tem noticias de como a cidade está para receber turistas?

    Obrigada

    Mariana Moura BH

  28. gostaria de saber se está havendo neve nas estações de ski em bariloche agora e como está a cidade em relação as cinzas do vulcão

  29. Pessoal, vi nas camêras que já tem neve no Cerro Catedral. Li uma notícia que dizia que nevou 5 cm na base e 8 cm no topo. Mas o aeroporto de Bariloche está fechado até 8 de julho.

  30. Dia 29/06 caiu uma nevasca na cidade mas até onde sei, ainda não era suficiente para a prática do esqui. Tem previsão de mais neve para os próximos dias. O aeroporto de Bariloche permanece fechado pelo menos até 08/07, quando será feita nova avaliação. Essa semana foi fechado um acordo entre as provincias de Esquel e Bariloche para encontrar uma solução para os turistas chegarem enquanto o aeroporto de Bari estiver fechado. Alguns vôos pousariam em Esquel e o turista teria o translado (de aproximadamente 4 horas) entre as cidades custeados. A Aerolíneas Argentinas já se posicionou a favor dessa alternativa. É uma esperança para aqueles que não podem adiar a viagem ou não tem reembolso de hotel para não sair no prejuízo. Todas essas informações foram tiradas da comunidade Bariloche do Orkut dados por várias fontes, incluindo uma brasileira que mora em Bari, a Vanessa. Boa sorte a todos!

  31. Estou ansioso para chegar em Bariloche. Previsão 09.07.11.
    Gostaria de uma relação de lugares principais para conhecer.

  32. Oiiii pessoal,
    Alguém sabe dizer se no final de agosto ou começo de setembro tem neve em bariloche?? e se é um período bom para ir?!?!
    Estou querendo ir com meu namorado, mas só estamos querendo ir se tiver neve!!!! Sabem dizer também se lá os passeios, comidas, essas coisas, são baratas???
    Grataa!!!!

  33. estou indo para Bariloche dia 28-7-2011- gostaria desaber com esta o clima em relacao das cinsas, e se tem previsao de neve para esta data, fico ate dia 2-8-2011´ah e que roupa levar tipo um sobretudo, que tipo de bota, pq para esquir vou alugar la. abraçaos a todos

  34. Olá, parabéns pelo site. Muitas dicas úteis.
    Estou indo no começo de agosto, e gostaria de saber referente a calçados. Uma bota estilo montaria é ideal ou seria necessário um tenis timberland?
    É bobeira levar tbm um tenis básico como all star?
    Obrigada!

    Respondendo: Oi Crazy Girl! Botas são adequadas devido ao frio. Dá pra usar tênis na cidade sem problema. Para andar na neve (na estação de esqui) é comum caminhar na neve ou gelo que se formou. Não precisa ser Timberland, mas é uma boa pedida bota de couro com solado de borracha rugoso para diminuir os escorregões.

  35. Estou indo para Bariloche no dia 13/09/11 , e gostaria de saber se nesta época ainda pegamos neve na estação de esqui. Quanto é a temperatura, mais ou menos,em Bariloche?
    Obrigada!

  36. ola estou de viagem marcada para bariloche dia 30 de dezembro deste ano e gostaria de saber como estara o clima la alguem me ajudem pois e a primeira vez que estou indo. alguem me ajudem por favor obg.

  37. Estou felicíssima!!! Ganhei uma viagem para Bariloche, no final de novembro estarei apreciando todas as maravilhas de lá e não posso perder nada! Portanto, solicito todas, eu peço “todas” as informações possível e impossíveis, mesmo! Pois essa viagem só estava nos meus sonhos e agora vou concretizar de uma hora para outra e não tenho a mínima noção de nada que tenho que providenciar, desde o que tenho que agir de documentação, roupa que preciso levar, quanto dinheiro (como trocar); o que vou encontrar por lá para comer, me divertir e comprar; enfm, TUDO!!!! Conto com voces e já agradeço. Beijos, Vivi.

  38. Olá pessoal, adorei o blog.Estou de viagem marcada pra Bari em julho de 2012.Por favor, alguém sabe me informar qual a moeda que devo levar, e quanto levar em dinheiro para gastar durante 4 dias?E quanto aos passeios são muito caro?Muito obrigado! Pati.

  39. Galera, estive em bariloche em agosto de 2011, o lugar é maravilhoso, uma dica: não compensa comprar pacotes na CVC não , fica muito mais caro, compre a passagem no site Viajanet ou submarino e olha os hotéis na decolar.com, ou pega o nome do hotel na decolar e entra no site do hotel e faça a reserva, te garanto, fica mais em conta. esse ano estou indo de novo em agosto, já comprei a minha passagem no viajanet por 1.200 reais com as taxas ida e volta, e já fiz a minha reserva em um hotel no valor de 82 dolares no centro de bariloche, o hotel vc paga quando chegar lá. outra dica: já procurem um hotel pra reservar pq já está esgotando tudo. abraços…

  40. Oi bom dia pessoal!! Eu estou de viagem marcada para o dia 25/06/12 e reservei um hotel pelo site Booking.com é confiável ou não? Estou meio apreensiva quanto se irá ter neve ou não, torço para que tenha, pois estou viajando em lua-de-mel. Por favor quem ler esse comnetário e já tiver feito reserva no site acima, por favor me diz se é confiável. Obrigada!! Respondendo: Os sites funcionam. Tenho usado Hoteis.com e tem dado certo. No mínimo, usá-los é boa forma de comparar preços. Os sites também oferecem “programas de fidelidade”. O Hoteis.com te dá uma diária grátis no futuro para cada 10 que você compra com eles. Um ponto fraco é que, por não negociar diretamente com o hotel, não dá para negociar detalhes do quarto.

  41. Olá a todos! Gostaria de ter informações com relação à cordialidade da população de Bariloche para com os brasileiros, pois estive em Santiago no Chile ano passado e fiquei impressionada com a simpatia da população chilena. Acho que esse é um ponto que nos faz curtir ainda mais a viagem e, assim, pretendo ter a mesma boa impressão de Bariloche. Quem puder comentar… Obrigada! Eu comento: sempre tive boas experiências no relacionamento com os argentinos. Alguns problemas no comércio, que acontecem no mundo todo. Vá tranquila.

  42. Olá a todos! Gostaria de saber dicas sobre hoteis no centro de Bariloche! E se existem translado do aeroporto para hotel?? Qual seria a melhor maneira de ir ao cerro catedral? Desde ja agradeço
    .
    Respondendo: Oi. Temos as respostas no nosso site. Dê uma olhada.

  43. Bom dia, estou de viagem marcada para bariloche no dia 10 de julho, previsões de nevasca ?? ficarei em um hotel na mitre … tenho onde alugar roupas por perto ja que não comprei pacote de viagem pois segundo informações de amigos fica muito mais caro e os “passeios” que os pacotes nos oferecem nem são tão legais! R$ 2.000,00 para 7 dias com gastos para alimentação e lazer é o suficiente?

  44. Olá… Estou indo pra Bariloche agora, dia 04/08/12 com meu marido. Compramos um pacote pela CVC. Estamos em dúvida sobre o hotel, pois não ouvimos falar muito… alguém conhece? Huemul Hotel??? Se não for bom, iremos trocar…
    Abraços.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *